Você já deve ter ouvido falar em seguro fiança. É um tema de interesse de pessoas que pretendam participar de uma transação de aluguel de imóveis. Interessa, igualmente, ao proprietário e ao inquilino.
Ao primeiro, porque tem a garantia de receber os direitos relativos ao contrato de aluguel. Ao segundo, porque tem seu acesso ao imóvel simplificado.
Você já deve ter visto ou participado de uma relação de locação de imóveis em que o proprietário, para aceitar o inquilino, exige um fiador.
O fiador é aquele que, em caso de inadimplência do locatário, assume o ônus de prover suas obrigações em favor do proprietário do imóvel. Quanto ao seguro, trata-se de uma prestação de serviço voltada para a proteção financeira e patrimonial.
Em todos os casos em que o seguro se faz presente, a companhia está assumindo um risco. Em troca dessa transferência de ônus perante um possível evento futuro, garantido na apólice, o segurado paga um valor à companhia, ao qual chamamos de prêmio.
No seguro locação, a companhia assume, perante o locador do imóvel, o risco de inadimplência e eventuais danos ao imóvel causados pelo locatário.
Em outras palavras, o locador, mediante a apresentação da apólice, se sentirá mais seguro. Isso vale tanto para o recebimento de seus direitos quanto à preservação do seu patrimônio.
O que acontece com o seguro fiança se o locatário ficar inadimplente?
O inquilino, por sua vez, ao contratar o seguro fiança, oferece uma garantia robusta ao proprietário. Isso facilita a concretização do negócio e o seu acesso à moradia.
Você deve, todavia, estar pensando no que acontece se o inquilino deixar de pagar o aluguel ou outras obrigações relativas ao contrato. Porque a contratação do seguro não o exime de cumprir com as obrigações nele previstas.
Em caso de inadimplência, a seguradora cumprirá sua obrigação no contrato, que é a de ressarcir o proprietário pelo aluguel em atraso. O que acontece com o inquilino é que o seu credor passa a ser a companhia de seguro.
Caberá à seguradora as obrigações pelas vias previstas e legais. Em caso de inadimplência continuada, ela poderá entrar com ação de despejo e concomitante cobrança judicial.
Como contratar o seguro locação
Quando você faz todo o processo de locação por intermédio de uma imobiliária, essa será uma alternativa proposta. Afinal, o seguro locação beneficia a todas as partes, inclusive a quem faz a intermediação. Lembrando que o pagamento da apólice cabe ao proponente, que é o locador.
Agora, se você quer ter alguém que cuide de tudo para você na hora de alugar um imóvel, incluindo as garantias, será um prazer para a Green Grass Intermediações lhe prestar esse atendimento.
Somos uma solução completa para quem deseja fazer transações imobiliárias com segurança. O que inclui a prospecção de imóveis, aproximação entre compradores e proprietários, locatários e locadores. Além disso, cuidamos da documentação, financiamento e diversos outros serviços.